Construindo minha Floresta

Essa é uma atividade que envolve pintura, colagem e conhecimento, para crianças a partir do 5 anos.

Os objetivos são:

  • Ressaltar a importância e benefício das florestas e da biodiversidade;
  • Problematizar questões como desmatamento, queimadas, aumento da camada de ozônio;
  • Caracterizar as diferenças entre os grupos de animais apresentados;
  • Trabalhar a coordenação motora, aflorar o sentido tátil;
  • Desenvolver a criatividade.

Nós vamos precisar de:

  • Giz de cera ou lápis de cor;
  • Imagem com os estratos florestais;
  • Imagens dos animais;
  • Tesoura;
  • Cola.

Como brincar:

imprima a folha da floresta e a folha dos bichinhos. Recorte e reserve os bichos.

Utilizando lápis de cor ou giz de cera, a criança fará com que as árvores e arbustos ganhem vida, colorindo o desenho. Depois, com as imagens dos animais recortados, cole-os no desenho para recompor a fauna da floresta, devolvendo, assim a vida a estas matass.

Esta é a hora de abordar os conceitos acerca das florestas, sobre as diferenças entre as plantas e seu crescimento, assim como a importância da floresta e da biodiversidade para o planeta, e desta forma, fixar os conceitos através da atividade lúdica.

Dica extra: você pode, junto com a criança, procurar em revistas e jornais outros animais para incrementar a sua floresta!

Um pouquinho de teoria a respeito das florestas:

As florestas possuem um papel crucial na proteção da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida do Planeta!

 Cobrindo cerca de 30% da superfície terrestre, realizam a fotossíntese, protegem as nascentes, a fauna e a flora, protegendo também o solo contra a erosão e controle do ciclo da água. São importantes na regulação climática, no regime de chuvas, ventos e atua na composição do micro e macroclima. Além disso, desempenham um papel econômico no fornecimento de madeira, alimentos e matérias primas como resina, celulose, cortiça e etc.

As florestas armazenam 2/5 de todo o carbono emitido no nosso Planeta, por isso são consideradas “pulmões do mundo”, estima-se que para absorver a quantidade de CO2 que emitimos atualmente, seria necessário o plantio de 1000 árvores por PESSOA e por ANO no planeta.

Esse número se torna assustador quando nos damos conta de que o desmatamento e as queimadas vêm aumentando, e consequentemente o aquecimento global.

Como é a formação de uma Floresta?

As florestas funcionam em forma de estratos, ou seja, diferentes “camadas” de vegetação formam uma floresta. Ficando, basicamente, desta forma:

Estrato Baixo

Estrato Médio

Estrato Alto/Dossel

Estrato Emergente

Vamos pensar que a quantidade de SOL influencia diretamente na vegetação, logo se ela faz parte do estrato baixo ela sobrevive com poucos raios solares, já que a camada de acima dela é maior e consequentemente absorve mais raios solares.

Agora uma planta de estrato médio recebe mais raios e, consequentemente, atinge um estrato mais alto quando comparado com as anteriores e, assim, sucessivamente.

E as de estrato alto, são espécies que sobrevivem em busca de maior quantidade de raios solares, logo, elas irão germinar no solo, a sombra, ganhando a proteção do estrato baixo e irão crescendo e ganhando força em busca de do dossel, passando pelo estrato médio, até alcançar seu ápice. Desta forma, notamos que as árvores tem diferentes necessidades tanto de luz solar quanto de nutrientes durante seu desenvolvimento.

Já as emergentes são aquelas que se destacam pela sua altura, sempre destoando de toda a floresta. Recebem diretamente e constantemente os raios solares.

Além da importância das florestas, abordaremos por meio das imagens de alguns animais da Arca, pontuando a importância da biodiversidade. Assim, além de colorir, os participantes terão a oportunidade de montar a própria biodiversidade com diferentes animais e seus diferentes nichos ecológicos.

Aventure-se nessa floresta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s